O QUE É A TEMPERATURA DA COR DE UMA LÂMPADA?
Falemos um pouco sobre a Temperatura da cor, e como poderá escolher a temperatura ideal para si quando tiver a escolher os seus produtos e equipamentos de LED.
A temperatura da cor têm como medida o KELVIN (K) e expressa a aparência da cor da luz.
Quando falamos em “Temperatura da luz” não nos estamos a referir ao “calor” emitido pela “Lâmpada ou equipamento de Led”, mas sim a tonalidade de cor que irradia ao ambiente.

tonalidade de cor

Quando dizemos “tonalidade mais suave , ou seja mais amarela” estamos a falar de aproximadamente 2.700K, este torna o ambiente acolhedor, em contrapartida quando se fala em “tonalidade mais clara, ou seja mais azulada” , sensivelmente 6.500K,  torna o ambiente mais estimulante e frio.

A temperatura da cor demonstra a aparência da cor emitida pela fonte de luz,  sendo que a iluminação de LED oferece 3 tonalidades/ ambiente , nomeadamente Branco Quente, Branco Neutro e Branco Frio, mas atenção quando falamos em luz quente ou fria, não nos referimos exatamente à temperatura física da lâmpada, mas sim à sua tonalidade.
Quando adquirimos um produto de iluminação e temos que tomar a decisão sobre a escolha da cor/ tonalidade da luz, temos que ter consciência que o que dita a escolha da mesma é O GOSTO PESSOAL DE CADA UM.

Devemos também ter em linha de conta para essa decisão, a área a iluminar. A nível profissional diverge bastante se falamos em uso para escritório, industria ou linha de produção. Se formos para o residencial, falamos em cozinhas, salas, quartos, hall entrada, casas de banho, etc. (para uns, todas estas área devem ter tonalidade de cor diferentes, para outros o ideal é ser tudo da mesma cor).

 3 tonalidades

            Tonalidade Branco Quente                                             Tonalidade Branco Neutro                                                  Tonalidade Branco Frio

                       2700K - 3200K                                                                  4000K -4200K                                                                 6000K-6500K

O QUE É O FLUXO LUMINOSO?
Quando compramos uma lâmpada, independente de ser de Led ou não, uma das características  a ter em linha de conta é o Brilho, pois lâmpadas diferentes produzem diferentes quantidades de luz.   A quantidade de luz ou melhor dizendo o fluxo luminoso, são tecnicamente chamados por LÚMENS. /lm)
Assim poderemos dizer que quanto maior a quantidade de lumens de uma lâmpada/Led, mais brilhante é a luz que produz.